O que é?

A foliculite é a inflamação dos folículos pilosos , que são responsáveis pela formação e desenvolvimento dos pelos. Ela pode ser causada por bactérias ou outros fatores, e em alguns casos pode levar à perda do pelo e cicatrizes.
Na maioria dos casos a foliculite não causa nenhuma complicação grave ao paciente, resultando apenas em coceira e dor. Mesmo assim, casos recorrentes, extensos ou prolongados (geralmente a doença se cura sozinha em alguns dias) devem ter a atenção especial de um dermatologista.
Somente um dermatologista poderá identificar qual é o tipo de foliculite e também o tratamento específico para cada paciente.

Causas

A foliculite é uma condição causada por bactérias, fungos, vírus e até mesmo por fricção ou retorno do pelo através do seu orifício de saída.

Sintomas e Tratamentos

Os sintomas da doença, na maioria das vezes, são facilmente notáveis, como o aparecimento de pequenas erupções (similares às espinhas) vermelhas na pele, dor, coceira e sensibilidade excessiva.
Também existem os casos mais raros e complicados, que são conhecidos como foliculite profunda e apresenta os seguintes sintomas: lesões avermelhadas maiores com presença de pus, e muito sensíveis. Em alguns casos a dor é intensa, e existe a chance de cicatrização ou mesmo destruição dos folículos pilosos, no qual deixa a área com ausência de pelo.
A foliculite pode ser facilmente reconhecida por um dermatologista, e em alguns casos pode haver a necessidade de coleta de pus para exame.
Na grande maioria dos casos a doença se cura espontaneamente dentro de alguns dias. Mas, em casos graves ou recorrentes, o dermatologista pode prescrever medicamentos e pomadas para o tratamento da foliculite.

Comentários: