O que é?

Tecnicamente conhecida como leucodermia gutata e popularmente como “sarda branca”, a doença se caracteriza pelo aparecimento de manchas pequenas de coloração branca, geralmente no formato arredondado ou de polígono.
Tais manchas aparecem nas regiões mais expostos pelo sol, como pernas e braços.
Como a ação que desencadeia o aparecimento dessas lesões é a radiação solar, e esta é acumulativa, a leucodermia gutata é mais comum em pessoas mais velhas que sofreram mais exposição solar ao longo da vida.

Causas

O que causa a leucodermia é a lesão causada na pele pelos raios solares de forma prolongada e repetida por um longo período de tempo. Os raios solares são radioativos e modificam melanócitos, que são as células da pele responsáveis pela pigmentação.
Apesar do tratamento depender de recursos mais sofisticados, a doença não costuma causar nenhuma mal maior além do fator estético.

Sintomas e Tratamentos

As manchas podem ser tratadas por meio de crioterapias (tratamentos com gelo) e dermoabrasão. Ambos os tratamentos só podem ser realizados por médicos dermatologistas.
Esses tratamentos geralmente são caros e não diminuem os outros problemas causados pela exposição prolongada ao sol. Por isso a melhor opção é sempre focar na prevenção através de uso de filtros solares e evitando a exposição ao sol nos horários mais intensos, que geralmente são entre 10h e 16h.

Comentários: