O que é?

A micose é uma infecção causada por um fungo que se alimenta das células mortas da pele e anexos e que pode ser transmitido pelo contato próximo com um indivíduo contaminado, solo, animais ou mesmo de objetos contaminados.
Como qualquer outro, o fungo que causa a micose se reproduz mais em ambiente quentes e úmidos, o que explica sua maior proliferação em regiões de dobras do corpo, como entre os dedos dos pés e virilhas.
A micose é mais comum em pessoas que estão, frequentemente, com as dobras do corpo (mamas, axilas, virilhas, dedos dos pés) sempre úmidas, facilitando a instalação e multiplicação do fungo. O uso de sapatos fechados, associado à transpiração do pé é, também, um meio favorável para a micose entre os dedos e a micose da unha. Pessoas com baixa imunidade e feridas ou arranhões na pele podem facilitar a entrada do fungo no organismo.
Dificilmente a micose terá uma complicação mais grave, mas é uma doença inconveniente pois deixa as unhas dos pés com um aspecto amarelo e escurecido, assim como entre os dedos e virilhas com aspecto esbranquiçados ou acastanhados.

Causas

Podemos dizer que as principais causas da micose são:
● Contato dos pés com lugares úmidos e sujos, como piscinas e saunas.
● Utilização prolonga de roupas molhadas ou calçados fechados e úmidos.
● Suor excessivo em regiões de dobras e nos pés.
● Má higienização.
Como dito anteriormente, feridas e arranhões facilitam muito a contaminação do fungo – especialmente se eles forem associados com qualquer das causas listadas acima.

Sintomas e Tratamentos

A micose pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas, na maioria das vezes, as regiões da virilha, entre os dedos das mãos ou dos pés e as unhas, são as regiões mais acometidas, em decorrência da umidade e calor local, que se torna um ambiente perfeito para a proliferação e infecção do fungo
As primeiras lesões na pele se iniciam em forma de placas avermelhadas e descamativas, que podem ser bastante incômodas pela coceira local, ou, no caso das unhas, com alteração da cor, textura e até descolamento da lâmina ungueal
O tratamento da micose é feito através de pomadas, esmaltes, sprays e medicamentos orais, porém a prevenção ainda é a maior forma de evitar a contaminação do fungo
Na dúvida, sempre procure um dermatologista.

Comentários: