A queda de cabelo antes do casamento – Como e quanto tempo antes tratar?

A saúde e a beleza do cabelo é uma das grandes preocupações das noivas antes do casamento. Especialmente as mulheres que sofrem com alguma doença capilar, como a alopécia androgenética, ou que passam por um estresse importante antes do dia da cerimônia, os cuidados com as madeixas devem especiais. 

Para entender sobre a queda capilar, é importante começarmos falando sobre o ciclo de vida que os fios têm, você conhece?


O CICLO DE VIDA CAPILAR

O ciclo capilar é dividido em 3 fases principais: Anágena (de crescimento), Catágena (manutenção e preparo para queda) e Telógena (de queda):

  • Na Fase 1, Anágena, os fios estão ativamente em crescimento. Essa fase dura, em média, 2 anos nos homens e de 3 a 5 anos em mulheres. 

 

  • Na Fase 2, Catágena, os fios se preparam para entrar em queda. Trata-se de uma etapa rápida, de 2 a 3 semanas.

 

  • Na Fase 3, Telógena, os cabelos se desprendem do couro cabeludo, dando lugar para um novo fio anágeno. Esse processo dura em torno de 3 meses. 

 

Quando dizemos que, em média, caem de 50 a 150 fios diariamente, nos referimos à estes cabelos em fase telógena.

 

MAS, AFINAL, A MINHA QUEDA DE CABELO É NORMAL OU NÃO?

É importante observar dois fatores:

  1. Se a quantidade de fios que caem nos ralos, travesseiros, roupas, entre outros, está aumentada;
  2. Se o aspecto do couro cabeludo está diferente, ou seja, com falhas, com fios mais finos e ralos.

Nesses casos, é fundamental procurar o dermatologista precocemente para um diagnóstico correto e, se necessário para intervir de forma rápida. 

 

AS PRINCIPAIS CAUSAS PARA A QUEDA CAPILAR

De forma geral, a queda dos cabelos pode estar relacionada com fatores hereditários, como a Calvície; fatores Hormonais como alterações nos níveis de hormônios ou períodos como a gravidez e a menopausa; estilo de vida e a manutenção da saúde; doenças do couro cabeludo ou doenças sistêmicas, como Lúpus, Alopecia Frontal Fibrosante, Líquen Plano Pilar, Psoríase, Diabetes, entre outras. 

Além disso, outras causas pontuais de queda envolvem hábitos como o uso excessivo de apliques (alopecia por tração) e a realização de procedimentos químicos incompatíveis.

 

COMO TRATAR A QUEDA CAPILAR?


Além do uso de medicamentos ou vitaminas orais, prescritos pelo dermatologista, como o Minoxidil e a Finasterida, alguns procedimentos em consultório podem ser realizados para prevenir a queda dos fios e estimular o crescimento do cabelo a tempo do casamento, como:

  1. O MMP®: a Microinfusão de Medicamentos na Pele visa depositar, de forma homogênea, vitaminas, medicamentos e outros ativos específicos no couro cabeludo. O MMP Capilar é realizado por meio de um equipamento com micro agulhas, que penetram suavemente na pele do couro cabeludo.

  2. Hair Robot da plataforma FOTONA: são utilizadas duas ponteiras da plataforma FOTONA no couro cabeludo, visando aumentar fluxo sanguíneo e a atividade metabólica local, além de potencializar a penetração de ativos e medicamentos importantes para o crescimento capilar.

 

QUANTO TEMPO ANTES É IMPORTANTE PROCURAR O SEU DERMATOLOGISTA?

De forma geral, o indicado é buscar ajuda médica 1 ano antes do casamento. Dessa forma, o seu dermatologista conseguirá montar um protocolo de tratamento para todas as queixas reportadas, incluindo a queda capilar, a fim de obter resultados visíveis no dia do casamento.

Deixe um comentário

EDIÇÃO 2017

Natália Guimarães - A modelo e apresentadora revela os cuidados com a pele no dia a dia e conta, em primeira mão, os planos para o casamento.

Tire suas dúvidas, envie uma mensagem.

Todos os direitos reservados a Tathya Taranto 2016. Desenvolvido por Agência Salt.