Pele de Noiva – Como tratar a Acne antes do casamento?

A Acne é uma das queixas mais comuns das noivas que desejam preparar a pele para o dia do casamento. Essa doença inflamatória provoca o surgimento de cravos e espinhas, que podem ou não ser acompanhados de pus, especialmente em áreas como o rosto, pescoço, costas e colo. Além do desconforto físico, a Acne pode causar grande incômodo estético nos pacientes acometidos e deixar marcas profundas na pele, que têm difícil tratamento.


Um medo muito comum das noivas (e noivos) que sofrem com algum grau da Acne é não conseguir tratar o problema a tempo do casório. De fato, muitas vezes o tratamento desta condição pode demorar, por isso o ideal é que os pacientes procurem a orientação de um dermatologista com pelo menos 6 meses de antecedência, para que se consiga melhorar de forma eficaz a textura cutânea.

 

Quais são as causas da Acne?

Além da tendência genética à maior oleosidade da pele, a Acne tem como causas outros fatores, como:

-> A ação de uma bactéria específica, que provoca a inflamação e obstrução das glândula sebáceas;

-> As alterações hormonais, que promovem diversas alterações no corpo, especialmente durante a adolescência e durante a gravidez;

-> Alimentação, principalmente quando há a ingestão excessiva de alimentos ricos em carboidratos ou derivados da proteína do leite;

-> O estresse e fatores emocionais;

-> Entre outros.

O cuidado se inicia em casa

O primeiro passo para tratar a Acne é colocar em prática alguns cuidados básicos de skincare, como:

 

  • A boa higiene da face, lavando-a de manhã e à noite com sabonetes ou produtos específicos para controle de oleosidade, prescritos pelo seu dermatologista;

  • Retirar bem a maquiagem do dia a dia e evitar o uso de produtos muito pesados no rosto;

  • Apostar em um filtro solar de toque seco, que ajuda a controlar a oleosidade excessiva e não piora o quadro da Acne;

  • Usar dermocosméticos de tratamento, indicados pelo médico, a fim de ajudar na  renovação da pele, na diminuição das inflamações e no controle da oleosidade excessiva.  

 

O tratamento da Acne antes do casamento, como é feito?


O tratamento da Acne em cada paciente deve ser feito de forma individualizada, já que a escolha das melhores técnicas varia de acordo com o grau da doença, o tipo de pele do paciente, o tempo disponível e a localização das lesões. De forma geral, podem ser indicados medicamentos tópicos e orais, além de associações com anticoncepcionais, especialmente para as mulheres adultas que sofrem com a condição.

Alguns procedimentos complementares, realizados em consultório, também podem ajudar a controlar a Acne e a oleosidade excessiva da face, como:

 

  • Lasers específicos que reduzem a atividade das glândulas sebáceas, diminuindo a oleosidade em excesso, a vermelhidão e a inflamação cutânea;

 

  • Peelings que ajudam a controlar a oleosidade e as lesões acneicas, combatendo a inflamação da pele.

 

  • A Limpeza de pele profissional que remove os cravos, miliuns e impurezas da face, diminuindo a oleosidade e melhorando a textura da pele.

 

Por fim, em determinados casos, quando a resposta dos tratamentos tópicos não é satisfatória, pode-se tratar a acne com a isotretinoína oral (Roacutan®), medicamento exclusivamente prescrito pelo dermatologista.

 

E as cicatrizes?

Além de causar desconforto em sua fase ativa, a Acne pode deixar marcas profundas que, muitas vezes, são difíceis de tratar. As cicatrizes de Acne podem ser profundas, irregulares e acompanhadas de coloração amarronzada ou avermelhada. Os melhores tratamentos para combater essas marquinhas e melhora a textura da pele são:

 

 

  • Laser Erbium-YAG – Fotona

 

Com temperatura elevada, o Erbium-Yag gera um depósito profundo de calor na pele, provocando uma coagulação seletiva do colágeno. O laser é não ablativo, ou seja, não remove totalmente a epiderme, camada mais superficial da pele. Provoca, em contrapartida, microcanais térmicos cuja pele ao redor se mantém íntegra para ajudar na regeneração da parte acometida. Cada sessão dura em média trinta minutos e, para alcançar melhores resultados, recomenda-se fazer de quatro a seis sessões, com intervalos mensais. O incômodo é bem tolerável e a melhora pode ser constatada a partir da segunda ou terceira sessão.

 

 

  • EndyMed

 

O EndyMed™ é um equipamento de microagulhamento robótico que provoca, de forma automatizada e segura, pequenas punturas na pele, estimulando a produção de #colágeno . Além do efeito de microagulhamento, esta tecnologia emite uma energia de Radiofrequência na área tratada, permitindo agir em camadas profundas da pele e potencializando os resultados na síntese de colágeno. O tratamento pode ser associado à técnica de drug delivery, com a entrega de medicamentos na pele após a sessão, o que otimiza a sua absorção e potencializa os efeitos dos ativos aplicados na área tratada.

 

Na dúvida, sempre consulte o dermatologista e esclareça quais são as indicações no seu caso.

 

Deixe um comentário

EDIÇÃO 2017

Natália Guimarães - A modelo e apresentadora revela os cuidados com a pele no dia a dia e conta, em primeira mão, os planos para o casamento.

Tire suas dúvidas, envie uma mensagem.

Todos os direitos reservados a Tathya Taranto 2016. Desenvolvido por Agência Salt.