Pele de Noiva – Pele de porcelana no dia do seu casamento 

A contagem regressiva para o seu grande dia já começou? Em meio a tantos cronogramas e decisões importantes para a festa de celebração, é fundamental que as noivas ou os noivos também se preocupem em cuidar da pele!

A maioria dos tratamentos dermatológicos exige um tempo de recuperação ou  sessões espaçadas para surtirem efeito e, por isso, é importante começar os preparativos com antecedência.

 

As queixas mais comuns

Entre as queixas mais relatadas pelas noivas em consultório, vale destacar àquelas que influenciam na textura da pele. Afinal, ninguem deseja estar com a pele manchada, com poros, espinhas ou irregularidades no altar, concorda? A boa notícia é que todos esses problema têm tratamento! Veja quais são eles:

 

 

  • Poros Dilatados

 

 

Muito comum em pacientes com pele oleosa ou que já sofrem com a flacidez devido ao processo de envelhecimento, os poros dilatados podem ser um grande incômodo e prejudicarem a beleza facial. Os tratamentos que ajudam a atenuar os poros e melhorar o viço da pele, são:

  1. A realização de peelings químicos, físicos e a laser (Hollywood peel), que renovam as camadas superficiais da pele, melhorando a textura como um todo;

  2. Aplicação de lasers não fracionados, como o laser de Erbium do FOTONA , que estimula a produção das fibras de colágeno e elastina, diminuindo o diâmetro dos poros dilatados;

  3. E o microagulhamento robótico, tratamento que provoca micro furinhos na área tratada e emite energia de radiofrequência local, estimulando a síntese de colágeno novo e promovendo a melhora gradual da textura da pele.

É importante ressaltar que apenas a realização de tratamentos em consultório não é suficiente para manter os poros dilatados sob controle. Além dos procedimentos médicos, é fundamental manter em dia cuidados especiais, como a higiene correta duas vezes ao dia e o uso de dermocosméticos específicos para o seu tipo de pele.  

 

 

  • Acne

 

A Acne é uma das queixas mais comuns das noivas que desejam preparar a pele para o dia do casamento. Essa doença inflamatória provoca o surgimento de cravos e espinhas, que podem ou não ser acompanhados de pus, especialmente em áreas como o rosto, pescoço, costas e colo. O tratamento da Acne em cada paciente deve ser feito de forma individualizada, já que a escolha das melhores técnicas varia de acordo com o grau da doença, o tipo de pele do paciente, o tempo disponível e a localização das lesões. De forma geral, podem ser indicados medicamentos tópicos e orais, além de associações com anticoncepcionais, especialmente para as mulheres adultas que sofrem com a condição.

Alguns procedimentos complementares, realizados em consultório, também podem ajudar a controlar a Acne e a oleosidade excessiva da face, como:

  • Lasers específicos que reduzem a atividade das glândulas sebáceas, diminuindo a oleosidade em excesso, a vermelhidão e a inflamação cutânea;

 

  • Peelings que ajudam a controlar a oleosidade e as lesões acneicas, combatendo a inflamação da pele.

  • A Limpeza de pele profissional que remove os cravos, miliuns e impurezas da face, diminuindo a oleosidade e melhorando a textura da pele.

Por fim, em determinados casos, quando a resposta dos tratamentos tópicos não é satisfatória, pode-se tratar a acne com a isotretinoína oral (Roacutan®), medicamento exclusivamente prescrito pelo dermatologista. 

 

 

  • Cicatrizes da Acne

 

Além de causar desconforto em sua fase ativa, a Acne pode deixar marcas profundas que, muitas vezes, são difíceis de tratar. As cicatrizes de Acne podem ser profundas, irregulares e acompanhadas de coloração amarronzada ou avermelhada. Os melhores tratamentos para combater essas marquinhas e melhora a textura da pele são:

  • Laser Erbium-YAG – Fotona: Com temperatura elevada, o Erbium-Yag gera um depósito profundo de calor na pele, provocando uma coagulação seletiva do colágeno. O laser é não ablativo, ou seja, não remove totalmente a epiderme, camada mais superficial da pele. Provoca, em contrapartida, microcanais térmicos cuja pele ao redor se mantém íntegra para ajudar na regeneração da parte acometida. Cada sessão dura em média trinta minutos e, para alcançar melhores resultados, recomenda-se fazer de quatro a seis sessões, com intervalos mensais. O incômodo é bem tolerável e a melhora pode ser constatada a partir da segunda ou terceira sessão.

  • EndyMed: O EndyMed™ é um equipamento de microagulhamento robótico que provoca, de forma automatizada e segura, pequenas punturas na pele, estimulando a produção de #colágeno . Além do efeito de microagulhamento, esta tecnologia emite uma energia de Radiofrequência na área tratada, permitindo agir em camadas profundas da pele e potencializando os resultados na síntese de colágeno. O tratamento pode ser associado à técnica de drug delivery, com a entrega de medicamentos na pele após a sessão, o que otimiza a sua absorção e potencializa os efeitos dos ativos aplicados na área tratada.

 

 

  • Melasma

 

Melasma é uma doença crônica, que não tem cura, caracterizada pelo surgimento de manchas assimétricas e acastanhadas na face – especialmente no nariz, bochechas,buço e testa. 

As causas relacionadas ao surgimento da condição incluem fatores genéticos, hormonais e hábitos como a exposição ao sol e ao calor.

As mulheres, principalmente de fototipos altos (III e IV) devem redobrar a atenção com a pele, já que são consideradas mais propensas para desenvolver essas manchas. Além disso, quem faz o uso de anticoncepcionais hormonais ou já passou por uma gravidez também tem o risco aumentado para o surgimento do Melasma. 

Como falado, infelizmente o Melasma ainda não tem cura. No entanto, é possível controlar as manchinhas por meio de hábitos diários e tratamentos regulares em consultório, como:

  • Laser YAG Q-Switched (Spectra®): Laser que emite uma onda de energia extremamente rápida, atingindo e quebrando os pigmentos na pele. Trata-se de uma tecnologia extremamente seletiva e segura contra o Melasma.

  • Peeling químico: Tratamento que promove a renovação celular por meio da aplicação de ácidos específicos na pele. Para tratar o Melasma, o indicado é que os peelings sejam menos agressivos, evitando o efeito rebote, mas realizados com mais frequência, a fim de retirar, gradualmente o pigmento das manchas.

  • Microagulhamento com drug delivery e o MMP®: assim como o EndyMed, essas técnicas visam perfurar a pele de forma controlada, estimulando a produção de colágeno novo e potencializando a absorção de medicamentos aplicados diretamente na áreas tratadas.

 

  • Rugas

 

Nos casos em que as ruguinhas já são aparentes, é possível realizar diversos tratamentos para atenuá-las, como: 

  • Toxina Botulínica: A Toxina Botulínica, comercialmente conhecida como Botox, é uma substância derivada da bactéria Clostridium botulinum, que bloqueia os sinais nervosos musculares, relaxando os músculos e diminuindo a mímica facial para, consequentemente, atenuar as rugas dinâmicas da face. A substância é injetada no músculo por meio de uma agulha fina, sem a necessidade de qualquer anestésico, mas nos casos de pacientes sensíveis, é possível utilizar um anestésico tópico local, cerca de 1 hora antes do procedimento. Os resultados do tratamento podem ser observados cerca de uma semana após a aplicação e duram, em média, entre 4 a 6 meses, dependendo de cada organismo.

  • Preenchimento com ácido hialurônico: Tratamento que visa sustentar a face e posicioná-la, suavizando as rugas secundárias ao desabamento da face. Podemos também, após sustentação do rosto com pontos profundos, aplicar, no tecido subcutâneo, ácido hialurônico de diferentes reologias, com o objetivo de preencher as rugas estáticas, propriamente ditas,  que já se tornaram profundas. É uma boa alternativa para os sulcos e vincos do bigode chinês, ruga de marionete e ao redor da boca, por exemplo. O tempo médio de duração do preenchimento é de 12 meses.

  • Bioestimuladores de colágeno: A aplicação de substâncias bioestimuladoras, como o Ácido Polilático e a Hidroxiapatita de Cálcio, visa estimular a produção de colágeno, a fim de melhorar a firmeza e a textura da pele nas áreas tratadas, atenuando as rugas superficiais.

  • Microagulhamento Robótico – Endymed: Equipamento com microagulhas em sua extremidade que emite, dentro da pele, uma energia de radiofrequência, a fim de estimular profundamente a produção de colágeno. O resultado é uma pele mais firme, livre de flacidez e das ruguinhas aparentes.
  • Fotona 3D e 4D: Plataforma moderna que combina dois tipos de laser em uma mesma sessão, o ND Yag e o Erbium Yag. Juntas, essas tecnologias atuam na produção de colágeno de todas as camadas da pele, melhorando a flacidez e a textura cutânea. Trata-se de uma excelente alternativa para tratar as linhas finas da face, mãos, colo e pescoço.

 

Lembrando que é fundamental consultar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento no seu caso.

Deixe um comentário

EDIÇÃO 2017

Natália Guimarães - A modelo e apresentadora revela os cuidados com a pele no dia a dia e conta, em primeira mão, os planos para o casamento.

Tire suas dúvidas, envie uma mensagem.

Todos os direitos reservados a Tathya Taranto 2016. Desenvolvido por Agência Salt.