O que é?

Queloide consiste no acúmulo de tecido cicatricial da derme no local de um ferimento que já foi curado. Eles são caracterizados por lesões salientes, avermelhadas e escuras que podem aparecer em qualquer parte da pele traumatizada.
Não possuem complicações graves, mas dependendo da região pode causar transtornos emocionais e psicológicos às pessoas pela sua aparência inestética.

Causas

Ainda não existem conclusões muito sólidas sobre o surgimento de queloide, porém sabe-se que fatores genéticos provavelmente estão associados à causa, uma vez que é observado tendência familiar nos indivíduos acometidos.
Também se sabe que ele surge principalmente em pessoas negras, entre 10 e 20 anos e na maioria das vezes em mulheres.

Sintomas e Tratamentos

O queloide pode ser facilmente identificado a olho nu, e geralmente aparece nas regiões dos ombros, orelhas e face.
Possuem aspecto endurecido e cor avermelhada ou rosada, causando uma leve saliência na região onde existe ou já existiu uma ferida. Em alguns casos a pessoa também pode sentir coceira local.
Como não tem nenhuma consequência fisiológica, os queloides não constituem problemas de saúde e o seu tratamento é totalmente opcional.
Existem várias opções terapêuticas, mas devemos orientar o paciente que recidivas são comuns. Podem ser ultilizados corticoides locais, crioterapia, gel de silicone, lasers ou tratamento cirúrgico, a depender de cada caso e da indicação pelo seu dermatologista.

Comentários: