O que é?

Queratose actinica é uma lesão pré-maligna, de cor avermelhada e aspecto escamoso que ocorrem pelo dano solar e aparecem mais frequentemente nas regiões expostas aos raios ultravioletas, como rosto, ombros, costas, mãos e dorso.
As lesões da queratose actinica são pequenas e podem ser facilmente detectadas pelo toque devido seu aspecto escamoso. Se não for tratada de forma apropriada, pode evoluir para câncer de pele.
O câncer surge quando as lesões invadem as camadas mais profundas da pele. Apesar de uma pequena porcentagem dos casos de queratose actinica evoluirem para o câncer de pele, estima-se que metade dos casos deste tipo de câncer seja decorrência da falta de tratamento das lesões de queratose actinica.

Causas

O que causa o surgimento das manchas são os danos causados pela exposição aos raios ultravioletas do sol. Portanto a melhor forma de prevenir a doença é:
● Usar proteções como chapéus, camisetas longas e sombrinhas.
● Evitar se expor muito ao sol em horários de pico, entre 10h e 16h.
● Usar protetor solar específico de acordo com sua tonalidade de pele.
● Observar regularmente a própria pele em busca de manchas suspeitas.

Sintomas e Tratamentos

O sintoma da queratose actinica é o aparecimento de manchas avermelhadas pela pele, com formato irregulares, de aspecto escamosa ou similar a uma “lixa”.
As lesões podem ser facilmente confundidas com verrugas, portanto é importante observar alterações no tamanho, tonalidade e presença de descamação.
E claro, sempre que possível, procure um dermatologista para análise adequada.
Os tratamentos para a queratose actínica são diversos e variam de acordo com as características e quantidade de lesões. Ele pode ser feito através de medicamentos tópicos, crioterapia, lasers, terapia fotodinâmica ou retirada cirúrgica.

Comentários: