O que é?

A brotoeja, ou miliária, é uma doença caracterizada pelo surgimento de pequenas vesículas (bolhas menores) e manchas vermelhas pela pele, principalmente na região do rosto, pescoço, colo e costas.
A brotoeja não é grave e na maioria dos casos se resolve espontaneamente, porém as sensações de coceira e ardor pelo corpo são, geralmente, incômodas e portanto exigem orientação médica para seu adequado manejo.
A brotoeja surge quando as glândulas de suor do corpo humano são bloqueadas, principalmente quando há transpiração excessiva.
Apesar de não ser considerada uma doença grave, é importante saber que se as manchas e vesículas não apresentarem melhora em alguns dias, é altamente recomendado que o paciente consulte com um dermatologista qualificado ou pediatra, principalmente nos casos dos recém nascidos.

Causas

As principais causas da brotoeja são:
● Exposição excessiva ao calor e clima seco.
● Exercícios físicos intensos.
● Os dois itens anteriores combinados.

Sintomas e Tratamentos

O único sintoma da brotoeja é o aparecimento de pequenas manchas vermelhas e/ou pequenas bolhas pelo corpo, principalmente nas regiões do pescoço, peito, costas, coxas e rosto.
A doença na maioria das vezes vai embora por conta própria, mas alguns cuidados podem acelerar o processo, como:
● Evitar a exposição solar.
● Usar ventilador ou ar condicionado em casa.
● Evitar sair de casa em temperaturas muito elevadas.
● Usar roupas frescas, largas e de algodão.
● Em recém nascidos, dar um banho com água morna ou fria e deixar seu corpo secar naturalmente.
● Evitar o exercício físico.
● Usar compressas frias no corpo para amenizar a coceira.
Lembre-se: caso as manchas e vesículas insistam em permanecer no corpo, procure um dermatologista para que ele possa avaliar e indicar o melhor tratamento.

Comentários: