O que é?

A catapora (também conhecida como varicela) é uma doença infecciosa causada por vírus e é extremamente comum na infância. Apesar de ser altamente contagiosa para pessoas que nunca tiveram a doença, a catapora não possui sintomas graves e na maioria das vezes a cura é espontânea entre 5 a 10 dias.
Ela se caracteriza, principalmente, pela aparição de diversos tipos de lesões como manchas vermelhas, pápulas, vesículas e pequenas bolhas por todo o corpo, incluindo o couro cabeludo. O principal sintoma é a coceira.
Os sintomas mais graves da catapora, como aparecimento excessivo de bolhas e coceiras insuportáveis, geralmente aparecem em crianças que já possui alguma inferioridade imunológica, usam medicamentos que abaixam a imunidade ou já possuem alguma doença de pele, como a dermatite atópica. A catapora também tende a ser mais grave em adultos.
Uma pessoa infectada pode demorar de 14 a 21 dias para notar o aparecimento das lesões de pele, mas pode transmitir o vírus para pessoas próximas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.
Geralmente a contaminação ocorre através do contato físico, espirro, tosse ou mesmo compartilhamento do mesmo ambiente.

Causas

A exposição ao vírus é a principal causa da catapora, que na maioria dos casos infecta crianças de até 10 anos de idade.
Uma pessoa que já foi contaminada pelo vírus, mesmo quando criança, dificilmente terá catapora novamente ao longo da vida. O mesmo acontece para quem toma vacina: a chance de contrair a infecção após a vacina é mínima.

Sintomas e Tratamentos

Os primeiros sintomas geralmente aparecem dois dias antes do surgimento do rash cutâneo, e desaparecem de quatro a cinco dias antes do desaparecimento completo da doença.
Os principais sintomas da catapora são:
● Surgimento de vesículas e crostas por todo o corpo.
● Coceira
● Febre e mal estar.
● Dor de barriga e perda de apetite.
● Dor de cabeça.

Comentários: