O que é

A dermatite, ou eczema, é um termo utilizado para caracterizar um quadro de reação cutânea provocada por múltiplos fatores, como contato com substancias irritantes ou sensibilizantes, pele seca, má circulação local ou mesmo como efeito colateral de um determinado medicamento.
A dermatite é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas que englobam vermelhidão da pele, descamação, exudação, pápulas e vesículas, associada a intensa coceira, que podem estar localizadas em uma região específica ou dispersas pelo corpo.
Existem vários tipos de dermatite, e todos possuem sintomas específicas que devem ser sempre analisados por um dermatologista.

Os principais tipos são:

● Dermatite atópica: aparecimento de lesões vermelhas principalmente na região de dobras, geralmente causando coceira e descamação da região afetada. Mais comum em crianças.
● Dermatite seborreica: popularmente conhecida como caspa, se caracteriza pela vermelhidão e descamação de algumas regiões da pele, principalmente no couro cabeludo. Pode acometer também a face e o tronco.
● Dermatite de contato: presença de vermelhidão, descamação e coceira no local de contato com algumas substancias

Existem vários outros tipos de dermatite, como a de estase, numular, asteatósica e outros casos raros, e por isso a consulta com um dermatologista é indispensável para poder encontrar qual o tratamento mais adequado para cada paciente.

Causas

Da mesma forma que existem sintomas diferentes entre cada tipo de dermatite, as causas também podem se diferenciar bastante de caso para caso.
Mas de forma geral, a dermatite de contato é causada através do contato com substâncias que causaram alguma reação na pele do paciente, podendo ser desde perfumes, maquiagens, esmaltes até determinados materiais de roupas e sapatos.
Na dermatite atópica, a interação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais gera uma disfunção da barreira de proteção da pele, tornando-a mais reativa a certos estímulos.
No caso da dermatite seborreica (caspa) ainda não se conhece uma causa específica, mas uma das hipóteses principais sugere que essa doença ocorra pela produção excessiva de sebo (gordura) pelas glândulas sebáceas, presentes por todo o corpo.

Sintomas e Tratamentos

Os sintomas principais na maioria dos tipos são sempre os mesmos: irritação e vermelhidão da pele, descamação e, na maioria dos casos, coceira.
O tratamento da dermatite é feito quase que exclusivamente pela utilização de medicamentos. Em alguns casos mudanças alimentares e ambientais também podem ter uma influência positiva no controle da doença.

Comentários: