O que é?

A escabiose (conhecida popularmente como sarna) é uma doença de pele que se caracteriza por lesões avermelhadas, difusas pelo corpo, associada a coceira intensa.
É uma doença contagiosa, que pode ser transmitida através de contato interpessoal ou através de objetos como roupa de cama e banho.

Causas

As lesões de escabiose são causadas pela presença de um ácaro, e seus ovos, nas camadas superficiais da pele. A movimentação do ácaro, assim como a eclosão dos ovos, que se transformarão em larvas, são os principais responsáveis pela coceira.
O parasita cava túneis na parte superior da pele, provocando pequenos trajetos lineares, muitas vezes de difícil reconhecimento pelas intensas marcas de coçadura na pele, muitas vezes apenas se observando placas avermelhadas em várias regiões do corpo.

Sintomas e Tratamentos

Os principais sintomas da escabiose são:
● Coceira intensa, principalmente no período noturno.
● Aparecimento de pequenas linhas onduladas na região onde há o ácaro, as vezes apresentando uma crosta nas extremidades.
● As regiões com maior incidência são os dedos dos pés e das mãos, axilas, punhos, mamilos e pênis. Porém a doença pode se manifestar em qualquer lugar do corpo.
● Em bebês as marcas costumam aparecer também no rosto.
O tratamento da escabiose consiste na utilização de medicamentos tópicos e orais que tem por objetivo eliminar os parasitas e diminuir o incômodo causado pela coceira. Após uma semana de tratamento o dermatologista pode recomendar um novo ciclo de tratamento para eliminar os ovos que podem ter sobrevivido à primeira fase.
Na maioria dos casos os ácaros que causam a escabiose são facilmente eliminados do ambiente com a higienização apropriada das roupas.

Comentários: