Já faz tempo que aquele preconceito de homens se preocuparem com a aparência perdeu espaço. Hoje, eles já representam parcela significativa dos pacientes em clínicas dermatológicas e estéticas, procurando serviços específicos e se preocupando com cuidados com o corpo e a face. Alguns procedimentos se destacam entre os mais procurados, outros ainda são novos no mercado e começam a ser descobertos agora pelos mais vaidosos.

Primeiramente, é preciso entender que o corpo e o rosto masculino têm traços mais acentuados que o feminino. Na face, por exemplo, o desenho da mandíbula bem definido amplia a sensação de masculinidade a primeira vista. Contudo, infelizmente a diagramação dos contornos da face depende de fatores genéticos, geográficos e também a idade do paciente. Ainda assim, o que os pesquisadores consideram como “quadrado da beleza masculina” é simples de conquistar mediante procedimentos seguros disponíveis nas melhores clínicas do país.

Uma das técnicas empregadas é o MD Codes™, um procedimento que mapeia com precisão pontos específicos da face a serem preenchidos com ácido hialurônico. O resultado é uma aparência mais harmônica e jovial, sem perder a naturalidade, com efeito lifting. O protocolo demarca bem o ângulo da mandíbula e o queixo, e as maçãs do rosto são menos volumosas. Outra indicação são os bioestimuladores de colágeno, como o Radiesse, à base de hidroxiapatita de cálcio, que trata a perda de volume facial, corrige sulcos da face, como o bigode chinês, suaviza rugas ou linhas marionete e melhora o contorno facial.

No rosto, outra preocupação cada vez mais crescente são os procedimentos definitivos para barbas. Alguns optam pela depilação total, seja por opção estética ou mesmo por casos de pseudofoliculite. Para tais protocolos, a depilação robótica é indicada por ser praticamente indolor e recomendada para quaisquer características de pelos da barba. A técnica consiste no mapeamento de toda a área desejada de forma homogênea, garantindo mais precisão porque trata igualmente toda a região demarcada, sem deixar falhas e sem os riscos de queimaduras. O mesmo procedimento também pode ser realizado para demarcar o desenho da barba que o paciente costuma usar, facilitando os cuidados na hora de cuidar dos pelos.

Para os que se preocupam mais com as medidas e buscam soluções para a redução da gordura corporal, a criolipólise também pode ser realizada pelos homens. Os “pneuszinhos” característicos no abdômen, flancos e costas podem passar pelo processo de resfriamento controlado promovendo a destruição completa das células adiposas. O método é indolor e não invasivo, mas deve ser realizado por profissionais devidamente capacitados para tal. A pele da região tratada é tracionada pelo equipamento e então congelada em uma temperatura que varia de 5 a 10 graus negativos, por quase uma hora. Até 30% da camada de gordura pode ser retida em uma sessão. As aplicações variam entre uma a três no ano.

Porém, se estamos falando sobre tratamentos estéticos masculinos, nenhum outro fator leva tantos homens às clínicas quanto à calvície. A perda de cabelo nos homens se concentra no topo do couro cabeludo e pode ser ocasionada por diversos fatores, principalmente a genética. Para esses casos, o tratamento pode ser realizado via medicação oral, ou por tratamentos minimamente invasivos como intradermoterapia e o MMP (microinfusão de medicamentos na pele), que introduzem vitaminas e medicamentos diretamente na derme do couro cabeludo; luz de LED e lasers não ablativos, todos com a finalidade de estimular o crescimento dos fios. Todas técnicas seguras e de resultados eficazes para diferentes estruturas de tecidos epiteliais.

Comentários: