O que é

Hemangioma consiste na formação de tumores benignos nos capilares e vasos sanguíneos, muito comum em crianças – estima-se que a doença pode acometer cerca de 5% das crianças de todo o mundo.
A doença se apresenta na forma de manchas ou tumorações avermelhadas. Geralmente as consequências são apenas estéticas, mas em alguns casos pode haver sangramento, ulceração, compressão de órgãos vizinhos e – muito raramente – se espalhar para outras regiões internas do corpo.

Causas

Embora ainda não exista uma teoria definitiva que explique o que leva à formação do hemangioma, sabe-se que ele aparece quando há acúmulo de sangue nos capilares e vasos sanguíneos.
Isso pode ocorrer devido à má formação do feto ou durante a infância por modificações hormonais, características genéticas, fatores ambientes ou mesmo impactos físicos.

Sintomas e Tratamentos

O hemangioma se manifesta em todas as regiões do corpo através do aparecimento de manchas avermelhadas ou mesmo pequenos tumores benignos.
Metade dos casos de hemangioma se curam espontaneamente até os 5 anos de idade, e 90% até os 9 anos. Mas embora a mancha/tumoração em si desapareça, marcas residuais podem ficar na pele da pessoa para o resto da vida.
A doença pode ser identificada facilmente por um dermatologista apenas pelo exame clínico. O tratamento é simples e ocorre por meio de medicamentos.
Apesar de na grande maioria dos casos não haver complicações da doença, é importante procurar um dermatologista ou pediatra logo quando as primeiras manchas aparecem, uma vez que as sequelas podem ser perfeitamente impedidas quando a doença é tratada ainda na fase inicial.

Comentários: